Sobre os Pesquisadores

Adilson Siqueira

Coordenador Geral do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes e Sustentabilidade,e professor adjunto do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)é responsável pelas disciplinas de Interpretação, Expressão Corporal e Dança. Diretor, coreógrafo e pesquisador cênico atuando simultaneamente em duas linhas de pesquisa inter-relacionadas:

1. o estudo das linguagens das artes cênicas contemporâneas, suas relações com a performance e o ritual, com destaque para as relações entre a dramaturgia corporal, a pedagogia do movimento e a cena espetacular e;

2. o estudo das relações entre arte e sustentabilidade visando o desenvolvimento de linguagens artístico-estéticas e teórico-práticas que constituam uma nova ecopoética para as artes, especialmente as cênicas, em direção ao desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade para um futuro sustentável de nosso planeta.

Possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Artes Corporais (2000), doutorado em Educação Física/Pedagogia do Movimento (2005), todos obtidos junto à Universidade Estadual de Campinas e, Pós-doutorado (2006) junto à Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena (Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien). Foi Professor-visitante na Pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2007-2008), na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, (Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien)  e na Universidade Mozarteum de Música e Artes Cênicas (Universität Mozarteum für Musik und Darstellende Kunst ) de Salzburgo (2006), ambas na Áustria.

Atualmente Realiza pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Performance Ameríndia (NEPPA) da Pós Graduação em Artes da cena da UNIRIO.


Veja o perfil de pesquisador

Facebook: http://www.facebook.com/adilson.siqueira

Twitter: @negrados

Plataforma Lattes (Curriculum): http://lattes.cnpq.br/0140391284870531

Agendamento de reuniões: http://doodle.com/negrados


Obras:

• A personagem desconstruída: argumentos para uma arte cênica não-logocêntrica

• Argumentos para a pesquisa ecopoética da cena

• Bases para uma Abordagem Transdisciplinar

• Busca e retomada : um processo de treinamento para a construção da personagem pelo ator-dançarino

• Contribuição para uma metodologia de pesquisa em artes

• Manifesto ArteCiência (Tradução)



COLABORADORES & ASSOCIADOS


Danielle Rodrigues de Moraes

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (2011). Atualmente é professora substituta do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia do Teatro, Arte/Educação, LDB, PCN´s.

 

Filomena Maria Avelina Bomfim

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestrado no Graduate Centre For Journalism - City University, Londres(1992), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Em julho de 2007, concluiu sua pesquisa pos-doutoral no McLuhan Program in Culture and Technology (MPCT), na Universidade de Toronto (CANADA), sob a orientacao do Prof. Dr. Derrick de Kerckhove. Foi professora adjunta IIII da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) de fevereiro de 1993 até dezembro de 2008, quando foi aprovada no Concurso Publico (CPD 089/2008) para provimento do cargo de docente do magistério superior, Classe Adjunto, nível II, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Como pós-doutora na área de Comunicação, Cultura e Tecnologia, a pesquisadora especializou-se no desenvolvimento de metodologias de pesquisas para análise das novas mídias. Tem experiência em Comunicação Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo regional, sustentabilidade, interdisciplinaridade e meio ambiente. Atualmente ministra as seguintes disciplinas no curso de Jornalismo da UFSJ: História do Jornalismo, Jornalismo Ambiental, Jornalismo Internacional, Comunicação Regional e Educomunicação.

 

Glauco Manuel dos Santos

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e títulado Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutorando em Ciência Política também pela UNICAMP, é professor assistente, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei em Minas Gerais. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.


Juliana Monteiro



Atriz e Diretora, com ênfase em Expressão Corporal, Criação e Direção de Movimentos para a Cena. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1995), Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo - USP (2009) e Doutoranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É Professora Efetiva do curso de Teatro - DELAC, da Universidade Federal de São João Del Rei - MG (UFSJ), onde coordena o NAPI (Núcleo A Poética do Invisível), do GTRANS (Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Cultura e Sustentabilidade). Fez parte do corpo docente da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) de 2002 a 2013, onde atuou como Coordenadora Pedagógica de 2009 a 2011. Principais áreas de interesse: Interdisciplinaridade e Entrecruzamento de Linguagens; O Trânsito entre o Ocidente e o Oriente no Trabalho do Ator; A Interdependência entre Encenação e Preparação de Ator; Cena Não-Dramática; Atuação e A Relação Ator-Espaço Cênico. Desde 2005, organiza e orienta vivências e/ou grupos de estudos de Viewpoints e Treinamento Suzuki.




 Priscila Correia Fernandes

Possuo graduação em ciências biológicas (licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Desenvolvi Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG junto ao grupo de pesquisa "Linguagem e Cognição" no ano de 2012. Sou professora da Universidade Federal de São João del-Rei junto ao Departamento de Ciências Naturais. Atuo principalmente no curso de licenciatura em ciências biológicas, em disciplinas ligadas à formação docente. Tenho experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, Formação de professores de Biologia. Atualmente tenho me interessado nas questões curriculares, políticas e discursos na formação de professores.

 

Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão

Professora Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Curso de Graduação em Teatro, onde participa das modalidades de Bacharelado e de Licenciatura. Participa do programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília, Doutorado em Arte e Tecnologia, com defesa prevista para 2014. É Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1994) e Mestra em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, teatro, atuação ao vivo, direção, ensino e pesquisa, produção. Tem trabalhos nas áreas de Videoinstalação, Videoarte e Videoperformance. 

 

Zandra Coelho de Miranda Santos

Zandra Miranda cursou o Bacharelado e a Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1995) e o Mestrado em Artes - Instituto de Artes e Design da Universidade de Illinois (1997) reconhecido e convalidado no Brasil através da Universidade de São Paulo. Defendeu seu Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp em 2008, com a tese "Convite ao encontro caótico entre a cerâmica, a gravura e o fogo", onde expõe sua pesquisa em arte, em uma prática fronteiriça entre a gravura e a cerâmica. Atualmente é professora adjunta do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, onde atua em disciplinas de formação artística, além de uma forte atuação como extensionista, fomentando a cerâmica como memória, expressão, geração de renda e arteterapia.

Comments