Arquivo Morto‎ > ‎

Low Lives: Occupy! CONVOCATÓRIA INTERNACIONAL PARA ARTISTAS E APRESENTADORES

postado em 19 de fev de 2012 08:35 por Adilson Siqueira   [ atualizado em 2 de mai de 2016 13:10 por Assessoria Comunicação ]

LLO_logo_small

Data do evento: 3 de Março de 2012

Prazo para propostas: 6 de Fevereiro de 2012

www.lowlives.net
lowlivesoccupy@gmail.com

 

Low Lives lança um novo programa em parceria com Occupy With Art e o Instituto Hemisférico de Performance e Política.

No dia 3 de março de 2012, Low Lives: Occupy! — uma plataforma internacional criada para que artistas, públicos e apresentadores possam apoiar o movimento Occupy — transmitirá online performances, ações e happenings ao vivo e simultaneamente no mundo inteiro. Artistas, coletivos de artistas, grupos de ocupantes e apresentadores em todo o mundo expandirão o alcance e a visibilidade dos protestos Occupy, ao transmitir conteúdo para a comunidade e o público internacional. Os protestos Occupy, e a miríade de perspectivas e experiências relacionadas a esse momento único, serão amplificados, explorados e experimentados através da plataforma criativa online Low Lives. Low Lives: Occupy! reconhece a oportunidade poderosa de poder apresentar performances no mundo inteiro, e por isso convida artistas a abrir olhos e mentes através de uma re-imaginação radical das maneiras em que é possível existir e se relacionar.

Há quatro anos, Low Lives desenvolve uma plataforma que convida e capacita artistas, públicos e espaços a “conectar-se e participar” a partir de qualquer lugar com acesso à internet. Essa plataforma tecnológica traz consigo uma tradição de apoiar a liberdade criativa plena para que artistas possam imaginar novos mundos, e se coloca à disposição para que artistas interessados possam apresentar trabalhos em solidariedade com #OWS. O registro online do evento ao vivo fará com que Low Lives: Occupy! inspire públicos online no futuro.

 

Pré-requisitos:
Low Lives: Occupy! aceita projetos incluindo, mas não limitado a, performance arte, ações e intervenções públicas, happenings, atos de protesto e desobediência civil, tanto em espaços reais quanto virtuais.

Apenas propostas de ações ao vivo serão consideradas (streaming de vídeos pré-gravados não serão aceitos). A duração preferida para os trabalhos é de 5 minutos ou menos, mas nos casos em que seja impossível realizar o trabalho proposto em 5 minutos, performances de até 12 minutos serão consideradas.

Todos os artistas, coletivos de artistas, indivíduos e grupos em solidariedade com o protestos Occupy são convidados a submeterem propostas. Artistas que tenham participado de projetos Low Lives anteriores podem se candidatar e participar de novo.

Material a ser submetido:

• Uma proposta escrita do trabalho a ser avaliado, incluindo: uma descrição do trabalho; duração; justificativa de como o trabalho apoia o movimento Occupy; local onde o trabalho será apresentado; e se o trabalho já foi apresentado antes;
• Se possível, inclua links para website(s) do artista, ou outros websites relevantes;
• Inclua até 3 imagens jpg, com no máximo 300dpi, como material de apoio para a proposta e/ou até 2 links para amostras em vídeo. (Os vídeos devem ser de 2-3 minutos cada. No caso de vídeos mais longos, indique o trecho de 2-3min a ser avaliado).

• Inclua uma biografia do artista/indivíduo/grupo;

• Currículo (opcional);

• A inscrição é gratuita.

Envie todos os materiais para lowlivesoccupy@gmail.com com o assunto Low Lives: Occupy!. Inscrições incompletas não serão consideradas.

Artistas/indivíduos/grupos selecionados receberão instruções e orientações sobre como transmitir sua performance através da rede online. As performances serão projetadas em tempo real através da rede de Apresentadores Parceiros e de espaços do Low Lives.

Comissão de seleção:

Jorge Rojas: Diretor Fundador do Low Lives, Produtor, Curador, Artista.

Christina deRoos: Coprodutora do Low Lives, Artista, Ativista, Administradora de organizações sem fim lucrativo.

Juan Obando: Coprodutor do Low Lives, Artista, Professor de Arte e História da Arte na Elon University.

Apresentador Parceiro e espaço oficial em NYC:

Instituto Hemisférico de Performance e Política

New York University

20 Cooper Square, 5th Floor, New York, NY

hemisphericinstitute.org.

 

Apresentador Parceiro e espaço online:

Occupy With Art  -  www.occupywithart.com

Datas Importantes:

6 de fevereiro: prazo final de inscrição

10 de fevereiro: artistas/indivíduos/grupos serão notificados de sua aceitação
3 de março: Low Lives: Occupy!  18:00 – 22:00 (horário de Nova York)

 

Processo:
• Artistas/indivíduos/grupos transmitirão as performances a partir do lugar escolhido (por exemplo: galerias de arte, estúdios, espaços públicos) usando redes de streaming ao vivo como Ustream.tv
• As performances serão exibidas em sequência, uma imediatamente após a outra
• Todas as performances passarão por um canal e serão projetadas nos locais de apresentação, e ficarão à disposição online em tempo real e depois do evento
• O chat online permitirá que artistas e público online interajam e comentem sobre o trabalho enquanto ele acontece

Co-Apresentadores:
• Low Lives: Occupy! convida qualquer pessoa, grupo de pessoas e apresentadores a “conectar-se e projetar” a transmissão em sua própria casa, seu espaço, na fachada de prédios, e em outros espaços públicos, para sua própria comunidade

• Low Lives: Occupy! oferecerá suporte técnico antes do dia do evento, para facilitar a preparação dos co-apresentadores e coordenar a produção geral
• A participação é gratuita.

Requisitos técnicos para apresentadores:

• Computador para transmitir e projetar o show

• Conexão internet de banda larga

• Projetor digital 

• Tela/parede para projetar

• Equipamento de som

 

Interessados em co-apresentar Low Lives: Occupy! favor enviar um email para lowlivesoccupy@gmail.com com o assunto Low Lives: Occupy! Presenter

Sobre Low Lives

Fundado em 2009, Low Lives é uma plataforma internacional para transmitir trabalhos de performance ao vivo pela internet e projetá-los em tempo real. Low Lives explora trabalhos que investigam, desafiam e estendem criticamente o potencial da prática da performance ao vivo através de redes de transmissão. Essas redes fornecem uma nova alternativa e um meio eficiente para apresentar, exibir e registrar performances. Low Lives oferece um quadro contextual para que públicos locais e globais possam pensar sobre a performance ao vivo tanto no espaço físico quanto no virtual.

A plataforma celebra a transmissão de ideias para além das fronteiras geográficas e culturais, e abre diálogos multiculturais e intergeneracionais através da linguagem visual, das novas tecnologias e das expressões contemporâneas. Low Lives é tanto sobre a apresentação quanto sobre a transmissão de gestos performativos a partir de um lugar e tempo específicos. Low Lives promove um Festival de Performance em Rede anual. Para maiores informações, visite www.LowLives.net.

Sobre Occupy With Art

Occupy With Art (antes Occupennial) é um grupo de afinidade dentro do grupo de trabalho Arte e Cultura. Nós somos artistas, escritores, curadores e profissionais da arte usando nossos talentos para produzir arte, eventos e projetos culturais, focando particularmente no próprio OWS como um processo artístico social. Nós trabalhamos com organizações e artistas que precisam de um time focado para facilitar seus projetos. Nós produzimos projetos artísticos, eventos em grande escala e exposições. Nosso website,www.occupywithart.com, serve com uma central de informações para eventos presentes e passados ligados à arte dentro do movimento OWS. Nós estamos comprometidos em construir relações dentro do OWS e com outras organizações artísticas.

Sobre o Instituto Hemisférico de Performance e Política
O Instituto Hemisférico de Performance e Política é uma rede multilíngue e interdisciplinar de instituições, artistas, acadêmicos e ativistas políticos de todas as partes das Américas. Trabalhando na interseção entre a academia, a expressão artística e a política, a organização explora as práticas do corpo — a performance — como veículo para a criação de novos significados e a transmissão de valores culturais, de memória e de identidade. Ancorado em seu foco geográfico nas Américas (e por isso “hemisférico”) e nos seus três idiomas de trabalho (inglês, espanhol e português), o Instituto fomenta a interação e a colaboração acadêmica, artística e pedagógica entre pessoas interessadas na relação entre performance e política no hemisfério.www.hemisphericinstitute.org/hemi/pt.

Compartilhem, Postem e Distribuam essa convocatória com cyber liberdade.

*Low Lives: Occupy! logo criada para Low Lives por Juan Obando: www.juanobando.com

Nota – o festival anual Low Lives 4 Networked Performance Festival está programado para acontecer de 27 a 28 de abril de 2012. Uma nova chamada será anunciada no final de janeiro de 2012.

Comments