Paralaxe: Transdisciplinaridades ao vento

postado em 13 de jun de 2014 12:52 por Assessoria Comunicação   [ 30 de abr de 2016 07:41 atualizado‎(s)‎ ]

“Nada há de mais poderoso do que uma ideia que chegou no tempo certo.”

Victor Hugo


Como é difícil saber quando é o tempo certo! Paralaxe é uma plataforma para espalhar ideias ao vento para que seus formuladores possam dizê-las e com isso ter a oportunidade de soprá-las noutras paragens. Baseada nas “TED Talks” a ideia é trazer para a UFSJ e a cidade de São João del-Rei convidados da região das vertentes e alhures, miniconferências e outras formas de comunicação breves (20 a 40 minutos), como apresentação de curtas e mini, performances e afins, de caráter transdisciplinar e “glocal” que apresentem pontos de vistas interessantes, polêmicos mas sustentados em bases razoavelmente articuladas com as infinitas possibilidades que o conhecimento oferece. Todos sabem que uma ideia que temos ou com a qual temos contato no tempo certo, podem ser poderosas fontes de mobilização de nossa ação e de outros a ir atrás do novo, do impensado, daquilo que está além do comum, da rotina, apenas porque nos parecem viáveis, são suficientemente atrativas e motivadoras. .Podemos creditar a evolução da humanidade, praticamente em sua totalidade, às boas ideias que chegaram no tempo certo. Para o bem ou para o mal, infelizmente. E esperamos que nesta plataforma surjam tempestades de ideias benéficas para aqueles para quem elas servirem de estímulo.



Planejamento e discussão de projetos – Pedro Lago (16/04/2016)

De onde vem as boas idéias?

De boas idéias, São João del Rei está cheia, não é?!

Então a pergunta que nos co-move é como transformar ideias em projetos, projetos em ações, cultura em desenvolvimento?


Transdiciplinariedade, sustentabilidade, planejamento, indie-gestão, ferramentas e metodologias colaborativas, economia criativa e estudos de futuro são alguns dos temas que foram abordados nessa conversa.

Ao final da conversa, O Forno ofereceu uma mini-oficina para aqueles que desejavam aprender uma metodologia simples e lúdica para planejar e executar.

O TEvEP é uma ferramenta, um protocolo de comunicação e uma metodologia de planejamento e gestão que aproxima o pensar do fazer. Seu nome é formado pelas iniciais de Tempo, Evento, Espaço e Pessoas - os 4 princípios do TEvEP.

A metodologia é aplicável tanto no planejamento pessoal, como no planejamento e gestão de empresas ou instituições do terceiro setor.


"É um método que oferece um novo olhar sobre a vida, as organizações e além de facilitar a revisão dos processos e a integração das pessoas e estimular a inovação. As pessoas identificam lacunas, riscos e oportunidades e por si mesmas se tornam capazes de planejar e executar a solução mais rápida e eficaz para o alcance dos resultados esperados." - Eduardo Shana, criador do método e da escola de planejamento HomoSapiens.

O TEvEP soluciona os problemas mais comuns nos projetos e iniciativas: define coletivamente objetivos e metas, propõe um método de ação, alinha expectativas e visões, garante uma comunicação clara e objetiva.

 

Pedro Lago é criador do Forno Harmônico - incubadora de projetos em Economia Criativa, gestor cultural, especialista em planejamento e gestão pelo método TEvEP, estudante de Fluxonomia 4D e integrante do LIS! Laboratório de Inteligência SocioCriativa.

 

Saiba mais sobre os eventos e capacitações oferecidas: www.tevep.net

POR DENTRO DO FORNO:

http://blogoosfero.cc/fornoharmonico

O Forno Harmônico é uma incubadora de projetos, referência em gestão e planejamento na cidade de São João del Rei em atividade desde 2013 que integra profissionais da arte, cultura, educação, tecnologias livres e desenvolvimento econômico. Fornece apoio, suporte e consultoria em planejamento e gestão para artistas, coletivos, pontos de cultura, associações e demais instituições e iniciativas de interesse público.


COLABORAÇÃO:
GTRANS & EcoLab! Laboratório de EcoPoéticas

ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares



APOIO: 
PROEX e Centro Cultural UFSJ



Paralaxe com Edalmo Alves Trindade

Edalmo Alves Trindade, ou seu Edalmo como é chamado, é bacharel em filosofia pela UFMG e tem como meta a busca da verdade com vistas à libertação. Praticante de Chi leu (chi kung) e amante de músicas eruditas e sacras, sua crença se baseia em um Deus antes do Alfa e do Ômega. Nesse encontro pretende abordar o livro de Urantia – o princípio da vida humana, o destino da alma, o caminho infinito sob a perspectiva do nosso planeta, o Sistema, a Constelação, o Universo Local, o SuperUniverso (onde estamos inseridos), o Universo Central e o Paraíso, segundo ele, os principais fatos narrados no gênese são questionáveis e absurdos. Quando perguntado sobre sua participação no evento, ele diz que acredita ter inspiração de uma dimensão maior.

“Nós somos simples servidores, canais, para trazer a luz a este mundo.” Acrescenta.

O primeiro encontro do Paralaxe será na sala de multimídia do Centro Cultural da UFSJ, às 16 h do dia 21 de Junho.

Comments